Silvicultura
Com a seca e rebaixamento de lençóis freáticos, a produtividade cai. E o risco de incêndios e conflitos, aumentam?
Existe uma dependência muito grande entre o desenvolvimento (acúmulo de celulose) e a disponibilidade hídrica para a produtividade. Segundo estudo do Prof. Stape (Eucaliptus Prodution and Supply): 100 mm de chuva em 1 hectare agregam 5,75 m3 de madeira.
As chuvas induzidas ajudam a manter o solo mais saturado e podem reduzir a mortalidade de mudas em áreas recém plantadas, reduzir o risco de incêndios florestais e os conflitos pelo uso da àgua, uma vez que as chuvas alimentam rios, represas e a malha subterrânea que contribuem para o abastecimento humano.
Uma aeronave e equipe permanecem dedicados para atendimento de um projeto, atendendo grandes produtores de forma independente ou colaborativa, realizando o monitoramento das condições climáticas e nuvens, os voos de semeação e as chuvas induzidas.
Em 2020, o Brasil lidera o ranking mundial, ao exportar mais de 15 mi de toneladas de celulose. Mais de 70% da produção brasileira foi destinada ao mercado externo.
Dados EPE – Empresa de Pesquisa Energética
Como toda atividade agrícola, a Silvicultura sente os efeitos econômicos causados pela falta de chuva
Diante das mudanças climáticas e redução dos volumes anuais de chuvas, dispor de tecnologias que auxiliem a aumentar a ocorrência de chuvas sobre as florestas plantadas, é uma excelente maneira de gerar produtividade adicional.
Projetos de médio e longo prazos para o setor de florestas, podem se beneficiar não apenas das chuvas para o acúmulo de celulose e redução de riscos na cadeia produtiva, mas também da medição dos impactos nas esferas sociais e ambientais, para compor o pacote de soluções ESG adotadas pela companhia.
Quer aumentar o volume de chuvas em sua região?
Agende uma call para entender como se faz chover!
Escritório SP:
Rua Pascoal Del Gaizo, 67 – Pinheiros – CEP 005415-060 – São Paulo – SP
Hangar – Aeroporto Arthur Siqueira:
Av. São Francisco de Assis, 500 Cxp 5 – CEP 12916-402 – Bragança Paulista – SP