Notícias

Notícias

Temas e notícias para quem se interessa pelo futuro de nosso planeta

Seca ameaça o Canal do Panamá

Explore a fascinante história do Canal do Panamá, desde os desafios enfrentados pelos engenheiros na sua construção até os dilemas atuais causados pela mudança climática. Saiba como essa maravilha da engenharia transformou o comércio global e por que seu futuro está em jogo devido à escassez de água. Descubra também as soluções inovadoras propostas para manter esse corredor vital aberto.

FENÔMENO

VEJA NO YOUTUBE

Dessanilização de Água Potável de forma mais barata

O valor da conta de água pode cair drasticamente com a criação de pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). O novo equipamento utiliza a energia solar para realizar a dessalinização – retirada de sais minerais – da água, tornando-a potável.

Olhar Digital – Set. 2023

LEIA NA ÍNTEGRA

Manguezais Artificiais

Uma promissora iniciativa está em curso na Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, visando a reposição do mangue perdido por estruturas de concreto para proporcionam um ambiente adequado para a vida aquática e também contribuir para a redução da força das ondas.

Soluções para as Cidades – Set. 2023

LEIA NA ÍNTEGRA

Anomalias de temperatura são as maiores já vistas, afirma OMM

O mês de setembro deste ano foi considerado o mais quente já registrado, quadro dá sequência a altas nas temperaturas terrestre e marítima; Organização Meteorológica Mundial atua com especialistas para entender os fatores por trás do aquecimento excepcional.

Nações Unidas – 05 de Out. 2023

LEIA NA ÍNTEGRA

Aviões semeiam nuvens e fazem chover sobre os canaviais

CanaOnline – Campo & Negôcio – Agro Planning

Dez. 2022

Tecnologia limpa de indução de chuvas localizadas desenvolvida pela ModClima aumenta a quantidade de chuvas, melhora a distribuição, impulsionando o crescimento vegetativo da cultura e a produtividade agrícola

Controlar o clima sempre foi um desejo da humanidade. Ao longo dos séculos, diversas culturas desenvolveram seus próprios rituais com o objetivo de atrair ou afastar determinada condição climática. A mais popular, talvez, seja a “dança da chuva”. Egípcios, maias, astecas e indígenas estão entre os povos que, segundo historiadores, realizavam a cerimônia visando invocar água dos céus, especialmente em tempos de seca extrema, a fim de obter uma colheita farta.

LEIA NA ÍNTEGRA

Medalha de ouro no Simpósio Internacional de Tecnologias da Água em Canes, na França.

Takeshi Imai, engenheiro e industrial, desenvolveu a tecnologia realizando os primeiros voos no final dos anos 90. Conseguiu o apoio da SABESP que durante 4 anos, validou a tecnologia antes de assinar contratos (entre 2005-2015) para indução de chuvas localizadas no Sistema Cantareira.

Quer conhecer mais?

Agende uma call para entender como se faz chover!

Escritório SP:
Rua Pascoal Del Gaizo, 67 – Pinheiros – CEP 005415-060 – São Paulo – SP

Hangar – Aeroporto Arthur Siqueira:
Av. São Francisco de Assis, 500 Cxp 5 – CEP 12916-402 – Bragança Paulista – SP

11 3842.944411 94168.8856 11 94168.8758

Open chat
Olá. Como podemos ajudar?