Empresa e Tecnologia
Empresa e Tecnologia
Indução de Chuvas para promover Segurança Hídrica: Se a Chuva não vem, nós vamos buscar.
Com mais de 17 anos de projetos voltados a pesquisa climática aplicada, a Modclima desenvolve tecnologia limpa para induzir chuvas localizadas utilizando apenas água potável, pulverizada em gotículas de tamanho controlado no interior de nuvens convectivas.
A tecnologia não utiliza nenhum tipo de aglutinante químico, como realizado em países de clima temperado que aplicam produtos como o iodeto de prata – metal pesado. Foi desenvolvida para o clima tropical, é totalmente limpa e pautada em processos físicos que ocorrem naturalmente dentro das nuvens que sobrevoam a região dos trópicos.
Além da indução das chuvas sobre áreas agrícolas, florestais e de abastecimento, a empresa realiza um trabalho de quantificação das células de precipitação induzidas, com o uso de dados de radares meteorológicos, permitindo medir os impactos sociais, econômicos e ambientais (ESG), sobre as áreas produtivas e o meio ambiente, atendendo os principais ODS (objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU) para as questões hídricas como gestão de recursos hídricos, resiliência, fome zero, enfrentamento das mudanças climáticas e geração de indicador de segurança hídrica.
Tecnologia e Inovação para fazer frente às intempéries do Clima: Sem destruir, desmatar ou retirar mais água de rios que estão secando.
Utilizando apenas água potável e gotículas de tamanho controlado, lançadas em regime de turbulência no interior de nuvens cumulus, conseguimos promover o crescimento vertical da nuvem semeada e gerar precipitação após a semeação.
As gotículas lançadas no interior da nuvem ganham volume por colisão e coalescência enquanto são carregadas pelas correntes ascendentes. Quando seu peso é suficiente para vencer as ascendentes, elas começam a cair, colidindo de frente com as gotículas menores que estão subindo, ganhando ainda mais massa até formarem gotas de chuva.
A quantidade de precipitação depende das condições atmosféricas e do tamanho da nuvem semeada. Chegamos a medir chuvas induzidas artificialmente de até 60 mm, sendo comuns precipitações entre 5 e 40 mm.
A tecnologia não usa nenhum tipo de aglutinante químico. O processo é inteiramente físico e envolve princípios de termodinâmica e transferência de calor, como ocorre no desenvolvimento natural da nuvem. Apenas aceleramos o processo visando a precipitação em determinada área alvo.
A umidade que chega ao solo retorna para a atmosfera por evaporação e evapo-transpiração, gerando condições para o surgimento de novas nuvens “semeáveis”, além de precipitações naturais, otimizando o ciclo hidrológico natural.
Quer conhecer mais?
Agende uma call para entender como se faz chover!
Escritório SP:
Rua Pascoal Del Gaizo, 67 – Pinheiros – CEP 005415-060 – São Paulo – SP
Hangar – Aeroporto Arthur Siqueira:
Av. São Francisco de Assis, 500 Cxp 5 – CEP 12916-402 – Bragança Paulista – SP