Tecnologia

Utilizando apenas água potável e gotículas de tamanho controlado, lançadas em regime de turbulência no interior de nuvens cumulus, conseguimos promover o crescimento vertical da nuvem semeada e gerar precipitação após cerca de 20 a 40 minutos de semeação.

Projeto na Chapada Diamantina
Exemplo de Semeação: Projeto na Chapada Diamantina - Março 2009

As gotículas lançadas no interior da nuvem ganham volume por colisão e coalescência enquanto são carregadas pelas correntes ascendentes. Quando seu peso é suficiente para vencer as ascendentes, elas começam a cair, colidindo de frente com as gotículas menores que estão subindo, ganhando ainda mais massa até formarem gotas de chuva.

Tecnologia Modclima

A quantidade de precipitação depende das condições atmosféricas e do tamanho da nuvem semeada. Chegamos a medir chuvas induzidas artificialmente de até 60 mm, sendo comuns precipitações entre 5 e 40 mm.

A tecnologia não usa nenhum tipo de aglutinante químico. O processo é inteiramente físico e envolve princípios de termodinâmica e transferência de calor, como ocorre no desenvolvimento natural da nuvem. Apenas aceleramos o processo visando a precipitação em determinada área alvo.

A umidade que chega ao solo retorna para a atmosfera por evaporação e evapo-transpiração, gerando condições para o surgimento de novas nuvens "semeáveis", além de precipitações naturais, otimizando o ciclo hidrológico natural.

Chuva Induzida

Assista os videos ModClima sobre indução de chuvas localizadas:

Por ser uma tecnologia inovadora, baseada em pesquisa experimental, a ModClima registra e compila seus trabalhos e reportagens para fundamentar seu trabalho.

Abastecimento

Para a SABESP, a tecnologia é utilizada como ferramenta contra a escassez de água e uma nova forma de mitigar os efeitos das mudanças climáticas, enfrentar os períodos de estiagem e combater a seca.

Agricultura

Estes projetos são voltados para mitigar o efeito da seca na agricultura e situações de déficit hídrico. Acreditamos que eles podem se tornar parte de uma estratégia preventiva e construir uma solução para a seca, tanto para enfrentar a desertificação como para promover a melhoria da convivência com a seca e promover incremento de água para agricultura.

Meio Ambiente

Preservação da Biodiversidade e prevenção de incêndios florestais.