Cases

Conheça alguns trabalhos realizados pela ModClima de produção de chuvas localizadas.

Sabesp - SP

A maior empresa de águas e saneamento da América Latina, utiliza a tecnologia desenvolvida e patenteada pela ModClima desde 2001, sua matéria prima – Água, não pode faltar para o abastecimento, portanto dentro de uma filosofia estratégica e preventiva, a SABESP mantém contratos operacionais de médio prazo para otimizar as chuvas sobre os Sistema Cantareira (300.000 ha) e Alto Tiete (250.000 ha) que abastecem 20 milhões de habitantes da região metropolitana de São Paulo. A ModClima já realizou 7 contratos com a SABESP para induzir chuvas e beneficiar a região.

Barragem de Mirorós: Perímetro de Irrigantes – BA

Projeto realizado em beneficio da Barragem de Mirorós que até hoje enfrenta sérios problemas de falta de água. Foi a primeira vez que a ModClima atuou no semiárido e onde alcançou índices de sucesso superiores aos que vinha obtendo no sudeste. Porém, uma atuação em benefício da Barragem de Mirorós deve ser realizada como os contratos da SABESP, mantendo-se equipe dedicada e estrutura de operação para atuar continuamente na região e aproveitar todas as boas oportunidades de nuvens que se direcionem para o sistema. Um trabalho de médio prazo conseguirá contribuir para manter níveis bons de água na barragem e consequentemente beneficiar toda a região.

Produtores de Abacaxi: Secretaria da agricultura Itaberaba – BA

Após 5 meses sem chuvas, e enfrentando a pior seca dos últimos 47anos anos, os produtores rurais da Chapada Diamantina se organizaram para solicitar a Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária apoio a 2000 pequenos produtores de abacaxi, a principal cultura da região de Itabaraba e arredores. Foram realizados 17 voos de semeação que geraram 14 chuvas em benefício da região.

Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) – BA

Esta missão foi um trabalho voluntário que a equipe da ModClima prestou em solidariedade ao PNCD, que havia sofrido um grande incêndio florestal. Foram realizados 2 vôos e geradas 2 chuvas para o Parque homenageando o dia mundial da Água em fevereiro de 2009, a equipe da ModClima doou as 2 horas de vôo e os analistas ambientais e comunidade da Chapada Diamantina receberam a equipe oferecendo estadia, alimentação e apoio logístico.

Produtores de Soja, Arroz e Silvicultura – MA

No Maranhão o trabalho de indução de chuvas localizadas já esta sendo contratado pela terceira vez por um grupo de empreendedores e produtores rurais. Estes produtores tem uma visão de vanguarda e usam a tecnologia de indução de chuvas localizadas estrategicamente para otimizar a produtividade da soja, arroz e eucalipto.

Cooperativas agrícolas, revendas de insumo e Usina Hidrelétrica – PR

O oeste do Paraná sofreu prejuízo de 3 bilhões de reais na agricultura por falta de chuvas no inicio de 2012. Em função disto a ModClima foi procurada pelo Presidente do Sindicato Rural de Toledo Sr. Nelson Paludo, para apresentar a tecnologia na região. Com apoio e coordenação da Coonagro, consolidamos um grupo formado por 5 cooperativas, 6 revendas e usina hidrelétrica. Nos últimos 15 anos ocorreram 30 safras na região e destas, segundo um diretor da Herbioeste, em 15 safras ocorreram problemas por falta de chuvas. Isto demonstra que ter um projeto permanente de produzir chuvas na região atuando de forma preventiva pode ser uma maneira estratégica e inteligente de minimizar os prejuízos por falta de chuvas e aumentar a produtividade da soja, milho dentre outras culturas.