Aplicações

A indução de chuvas localizadas é uma tecnologia que pode ser utilizada para incrementar as possibilidades de chuvas em varias regiões contribuindo para:

Abastecimento

Fazer chuvas para abastecimento é a maior expertise da ModClima, que já acumula mais de 600 chuvas realizadas em São Paulo para a SABESP, contribuindo para gerar mais água para a maior empresa de águas e abastecimento do Brasil.

A aplicação da tecnologia visando armazenamento de água em reservatórios deve ser realizada em projetos de médio e longo prazos.Trabalhando de maneira continuada e aproveitando todas as oportunidades para induzir precipitações sobre a área de contribuição dos reservatórios, podemos aumentar os índices de umidade armazenada no solo, fortalecer os lençóis freáticos e a malha subterrânea, contribuindo para que o maior número de chuvas tanto induzidas artificialmente quanto naturais possam escorrer para o reservatório.

Quando o solo encontra-se muito seco, as chuvas que caem fora do espelho d'água retornam rapidamente para a atmosfera em forma de vapor e não contribuem para o aumento dos níveis nos reservatórios. Por isso, manter o solo na bacia de contribuição o mais próximo possível de saturado, significa aproveitar o máximo de água de chuva para o enchimento dos reservatórios.

As áreas de nascentes dos rios que alimentam os reservatórios também podem se beneficiar com as chuvas induzidas artificialmente, que contribuem com a manutenção da vegetação nativa em seu entorno, reduzindo as chances de focos de incêndios e preservando estas áreas de extrema importância.

Agricultura

Para o setor agrícola, trabalhamos com projetos customizados oferecendo soluções para enfrentar e conviver com a seca e para atender as necessidades de grupos de produtores ou cooperativas com uma área mínima de 30 mil hectares.

Com três anos de experiência em projetos de agricultura, nossa tecnologia também pode ser empregada para otimizar a produtividade de determinadas culturas (soja, milho, cana-de-açúcar, etc). Atuando com equipe dedicada numa região, podemos diminuir a varialibilidade das chuvas na área de projeto e garantir uma distribuição ótima de água na plantação.

Agricultura

Os projetos podem ser elaborados de acordo com:

  • Número de horas de vôo de semeação
  • Área total do projeto
  • Necessidade hídrica da cultura
  • Histórico climatológico na região
  • Situação atual da cultura

Energia

Usinas hidrelétricas e PCH's, podem incrementar o volume de água para energia, através do aumento das chuvas sobre as áreas a montante. Através da semeadura de nuvens apenas com água potável ( a ModClima não utiliza o termo bombardeio de nuvens), é possível realizar esta ação e potencializar maior produção de energia elétrica de uma maneira limpa.

Preservação da Biodiversidade

Com a indução de chuvas localizadas é possível contribuir para deixar florestas mais vigorosas e consequentemente mais adequadas a preservação da fauna e flora. As chuvas também podem ser induzidas em áreas que sofrem pela falta de água ou estejam em risco de entrar em processo de desertificação. Em ambos os casos a tecnologia gera grandes benefícios para minimizar o impacto da seca e preservar a biodiversidade.

Prevenção de Incêndios Florestais

A tecnologia de indução de chuvas localizadas pode ser aplicada visando a proteção de áreas de preservação, reduzindo o risco de incêndios florestais. Trabalhando de maneira preventiva, podemos induzir precipitações sobre áreas de Parques Nacionais durante o período de chuvas, otimizando a condição de umidade no solo e na vegetação nativa afim de preparar a vegetação para o período de estiagem. No final do período de seca, quando a vegetação e o solo encontram-se mais secos, podemos aproveitar as primeiras nuvens no início da estação das chuvas para gerar precipitação, reduzindo o período de stress hídrico. Com menor ocorrência de focos de incêndios, pode-se evitar que uma enorme quantidade de CO2 seja liberada para a atmosfera, agravando os efeitos do aquecimento global.

Silvicultura

A produtividade do eucalipto e da cana de açúcar está diretamente relacionada ao volume de água disponível, sendo essa relação a mais linear para o eucalipto dentre todas as culturas florestais. Dessa forma, a utilização da tecnologia de Indução de Chuvas Localizadas em projetos de longo prazo no setor de florestas pode representar inúmeras vantagens:

  • Processo aéreo confere fácil aplicação em áreas de grande porte;
  • Redução da mortalidade de mudas por stress hídrico nos primeiros meses;
  • Aplicação durante todo o ano, atuando de forma a "esticar" o final da estação de chuvas e "antecipar" o inicio da estação de chuvas, diminuindo o período de stress hídrico sobre a região alvo;
  • Redução do risco de focos de incêndios florestais;
  • Possibilidade de medições diretas (milímetros de chuva) e indiretas (perímetro do caule) durante o andamento do projeto;
  • Possibilidade de separar 2 áreas e atuar apenas em uma para comparação após o projeto;
  • Melhor aproveitamento das terras cultivadas que já possuem licença ambiental;
  • Redução do prazo para corte;
  • Diferencial inovador que pode gerar vantagem competitiva.

PDF - Folder Silvicultura